As autoridades romenas fizeram buscas, esta quarta-feira, a casa do polémico influenciador Andrew Tate, que aguarda julgamento por acusações de tráfico humano e violação, no âmbito de uma nova investigação.
Corpo do artigo
Um dos influenciadores mais conhecidos do Mundo, conhecido por máximas misóginas e por vezes violentas, Andrew Tate foi acusado de ter formado uma rede criminosa organizada no início de 2021 na Roménia e na Grã-Bretanha, juntamente com o irmão Tristan. Os procuradores alegam que Tate, de 37 anos, o irmão, de 36, e duas mulheres criaram uma organização criminosa e exploraram sexualmente várias vítimas. A data do julgamento ainda não está definida. Os irmãos negam as acusações.
Esta quarta-feira, no âmbito de uma nova investigação, os procuradores “realizaram uma operação na residência dos irmãos Tate”, lê-se, num comunicado citado pela AFP.
O Gabinete do Crime Organizado (DIICOT) informou que foram executados quatro mandados de busca, relacionados com “os crimes de formação de grupo criminoso organizado, tráfico de menores”, “relações sexuais com menor” e “branqueamento de capitais”. Nenhuma das declarações indicava se as novas acusações visavam os irmãos.
Andrew e Tristan Tate foram detidos em 2022 em Bucareste e passaram três meses sob custódia antes de serem libertados sob supervisão judicial para aguardarem julgamento. Os irmãos enfrentam também acusações de violação e agressão em casos separados na Grã-Bretanha, onde também foram acusados de evasão fiscal.
Andrew Tate cresceu em Luton, na Inglaterra, filho de um assistente de restauração e mestre de xadrez. Com 20 anos, trabalhava como produtor de televisão enquanto treinava como kickboxer, continuando a lutar profissionalmente e a ganhar títulos mundiais. Em 2016, Tate apareceu no reality show "Big Brother" na Grã-Bretanha, mas foi expulso depois de ter surgido um vídeo que o mostrava a atacar uma mulher. Recorreu às redes sociais para promover as suas opiniões, ficando conhecido pelos seus comentários machistas e misóginos.