Portugal Fashion cruza-se com o Médio Oriente: designers sauditas desfilam no Porto
Iniciativa inédita reforça pontes culturais e comerciais entre Portugal e a Arábia Saudita. O acordo firmado entre a ANJE e a Saudi Fashion Association abre caminho a trocas criativas, negócios bilaterais e novos diálogos na moda internacional.
Corpo do artigo
Até sábado, os holofotes estão voltados para o Portugal Fashion, que nesta edição destaca a presença inédita de dois designers da Arábia Saudita — Daneh Buahmad e Khalid Almasoud — apresentando as suas coleções sob o tema “Portugal Fashion Meets Saudi Arabia”. Muito mais do que uma simples mostra de moda, esta iniciativa marca um passo decisivo no reforço das relações culturais e económicas entre Portugal e o Médio Oriente, abrindo portas a novas parcerias e intercâmbios no setor das indústrias criativas.
O momento ganha ainda maior simbolismo com a assinatura de um Memorando de Entendimento entre a ANJE (Associação Nacional de Jovens Empresários) e a Saudi Fashion Association, que visa promover cooperação estratégica em áreas como o intercâmbio de designers, a dinamização de negócios bilaterais, a promoção do património cultural e o desenvolvimento de projetos conjuntos. A iniciativa é apoiada pelo Saudi-Portuguese Business Council, presidido por Alwalid Albaltan, e decorre sob a tutela da Federation of Saudi Chambers.
Inicialmente prevista para contar com três criadores sauditas, a participação ficou reduzida a dois por motivos imprevistos de deslocação de uma das marcas. Ainda assim, o alinhamento destaca dois nomes que representam linguagens distintas no panorama criativo da Arábia Saudita: DANEH, de Daneh Buahmad, e AWAKEN, liderada por Khalid Almasoud.
Moda como linguagem de aproximação cultural
Fundadora da marca DANEH, criada em 2011, Daneh Buahmad apresenta, está sexta-feira, na Invicta, peças que espelham conforto, autenticidade e a experiência das mulheres árabes contemporâneas. A estilista — que trocou uma carreira corporativa nas áreas de tecnologia de informação e media pelo universo da moda — considera esta fase da sua marca uma “renascença” criativa. Após relançar o site e a identidade visual, a designer radicada no Dubai apresenta agora uma coleção que privilegia tecidos leves e silhuetas versáteis, pensadas para acompanhar a mulher nas diferentes fases da sua vida.
Já Khalid Almasoud, diretor criativo da marca AWAKEN, surge com uma proposta mais disruptiva, apostando em peças que quebram a lógica do consumo automático. “Não sigo tendências, interrompo-as”, sublinhou o criador numa entrevista recente, determinado em provocar no espectador uma pausa, como que uma meditação visual. Inspirando-se em detalhes quotidianos e estados emocionais subtis, Khalid apresenta uma estética marcada pela tensão criativa, onde o artesanato saudita se encontra com um olhar provocador e muito atual.
Esta edição do Portugal Fashion — que se estende até sábado — reforça, assim, o posicionamento do evento como plataforma de internacionalização da moda portuguesa e promotora de diálogo intercultural. Com o Médio Oriente a afirmar-se como mercado emergente para as indústrias criativas, a cooperação agora formalizada entre instituições portuguesas e sauditas poderá gerar novas oportunidades comerciais, troca de talento e sinergias produtivas, tanto na moda como nos setores têxtil e cultural.
Ao alargar horizontes para além da Europa, o Portugal Fashion confirma a sua vocação diplomática e estratégica, ligando geografias, ideias e futuros possíveis através da linguagem universal do vestuário. Depois de Cristiano Ronaldo, é a vez da moda portuguesa pisar o relvado criativo saudita, pronta para marcar pontos (e estilo).