Nelson Silva, de 40 anos, engenheiro a trabalhar no Reino Unido, é o autor do vídeo que mostrou a princesa de Gales e o marido, William, à saída de uma loja em Adelaide Cottage, em Windsor. O emigrante disse, ao tabloide “The Sun”, não entender porque continuam a pôr em causa as gravações.
Corpo do artigo
É um vídeo curto, feito na manhã de sábado passado, perto de Adelaide Cottage, em Windsor. Até à hora de jantar desta quarta-feira somava milhões de visualizações e foi reproduzido em todo o mundo.
O autor, um engenheiro português de 40 anos, que está emigrado no Reino Unido, captou as imagens depois de se cruzar com o casal real dentro da mercearia. Nelson Silva estava a comprar bifes, Kate e William escolhiam pão, “felizes e descontraídos”.
Já dentro do seu carro, filmou Kate Middleton e o príncipe William a saírem da loja. A sua intenção era mostrar à família que se tinha cruzado com o membro da realeza britânica mais falado dos últimos dias.
Acabou por vender as imagens ao jornal “The Sun” e ao site norte-americano “TMZ”. O vídeo tornou-se viral a partir de segunda-feira quando foi tornado público.
Palácio confirmou
Numa entrevista ao tabloide britânico, o português não esconde entusiasmo por ter feito as filmagens, mas salienta estar “surpreendido” por se continuar a pôr em causa a veracidade das imagens, havendo quem, sobretudo nas redes sociais, digam que se tratam de sósias dos príncipes.
Nesta quarta-feira, em comunicado, o Palácio de Kensington veio confirmar que são Kate e Wiiliam no vídeo.
“Não estou tão chocado com o facto de estes comentários terem continuado. Só estou confuso como é que podem continuar. Este é um vídeo que mostra claramente ela e William. Eu vi-os com os meus próprios olhos“, referiu o engenheiro.
“Era uma situação completamente descontraída. O que mais é preciso para a deixar em paz? Pensei que, depois de isto ter sido divulgado, as pessoas se iam calar. Mas agora estas pessoas estão tão empenhadas no drama”, frisou Nelson Silva.
E acrescentou: “Posso dizer-vos que não é [um sósia]. Será que agora também vão questionar se eu sou uma pessoa real? Vão dizer que fui eu que montei este vídeo? Será que pus lá uma Kate falsa? É ridículo“.
"Nelson errado"
O engenheiro afirmou que, quando comentou com um colega de trabalho o que tinha filmado, este alertou-o para o facto de ele ter, nas mãos, algo que “podia desmentir todos os rumores e mostrar que Kate está bem e a melhorar”, apesar de nunca imaginar as proporções que o vídeo veio a ter.
O emigrante português relatou que, quando viu Kate e William, “eles estavam a falar com os empregados [da loja] e a rir”. “Não consegui ouvir o que estavam a dizer, mas os funcionários pareciam estar espantados de uma forma simpática. Quando fui pagar os meus produtos, a rapariga do balcão estava tão chocada que mal conseguia respirar. Toda a gente estava muito entusiasmada”, apontou na entrevista.
Desde que a princesa de Gales fez uma cirurgia abdominal, programada, no hospital privado London Clinic, em meados de janeiro, que a sua agenda oficial ficou suspensa. O palácio foi informando sobre o seu estado de saúde perante a catadupa de rumores sobre o motivo da operação. “Está a recuperar bem” foi a frase escrita várias vezes por Kensington, que avançou que voltaria a público na Páscoa.
Nelson Silva não é o único português com o mesmo nome a trabalhar no Reino Unido, o que levou a que muitos apontassem a pessoa errada como autor do vídeo.
O alerta foi dado “a todos os jornalistas do LinkedIn”. “Eu NÃO sou o Nelson Silva que gravou um vídeo da princesa Kate...”, partilhou na rede social o gestor de tráfego digital da Lego visado.
“Isto é bom demais!!! Eu vi vários post sobre si”, comentou uma seguidora, enquanto outra descreveu a confusão como “hilariante”. Isto quando o Nelson Silva errado já se tornava tendência no X (antigo Twitter).