Nova coleção cápsula desenvolvida em colaboração com Victoria Jenkins, uma reconhecida designer de moda adaptada e defensora da igualdade, reforça a aposta da Primark na inclusão. No total, são 49 peças de roupas para mulher e homem adaptáveis às necessidades de pessoas com vários tipos de deficiência.
Corpo do artigo
"Garantir que mais pessoas possam encontrar roupas que as ajudem a ter a melhor aparência e a sentirem-se no seu melhor, sem o preço alto que muitas vezes vem com itens mais especializados ou ter de investir em alterações caras" - é este o objetivo da Primark com o lançamento da primeira linha de roupa para homens e mulheres com deficiência.
Criada em colaboração com Victoria Jenkins, uma designer de moda para pessoas com deficiência e fundadora da marca Unhidden, declarada defensora da igualdade, a coleção cápsula surge no seguimento de uma linha de lingerie adaptável colocada à venda o ano passado.
Em comunicado, a marca irlandesa explica que "as roupas da coleção adaptada foram desenhadas para serem mais fáceis de vestir, graças a fechos magnéticos e de mola, a presilhas que ajudam a vestir as calças e aberturas ocultas para acesso a dispositivos médicos, como estomas ou cateteres".
"Também existe uma seleção de produtos adequados a pessoas com mobilidade reduzida, como em cadeira de rodas. A coleção foi concebida para dar resposta a várias exigências de pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida, tendo em consideração o feedback obtido através de focus grupo e de sessões práticas de experimentação", acrescenta a nota.
Ann-Marie Cregan, responsável da Primark, garante que a empresa "sempre defendeu a ideia de tornar a moda acessível para todos e adequada a todos os corpos". "Desenvolvemos uma coleção com peças de roupa essenciais intemporais, cuidadosamente concebidas para serem versáteis e disponíveis a preços acessíveis", sublinhou.
Victoria Jenkins espera "que este lançamento represente um passo para a mudança desta narrativa, dando mais opções ao mercado". "Criámos peças que não são apenas funcionais, mas também modernas e a preços acessíveis, porque todos merecem sentirem-se confiantes e com estilo nas suas roupas. Espero que esta coleção inspire a indústria têxtil a continuar a trabalhar para uma maior acessibilidade e inclusão para todos", frisou.
Este lançamento somou-se à colaboração com a aplicação de acessibilidade "NaviLens", que, através da digitalização de um código na sinalética do produto, ajuda as pessoas com deficiência visual a aceder mais facilmente à informação.
Entre as propostas, destacam-se camisas, casacos, t-shirts, camisolas, calças de ganga, roupa interior e de dormir. A coleção estará disponível nas lojas a partir do próximo dia 28 de janeiro.