Leonor já fez o juramento à Constituição e encontra-se a receber formação militar. Pretende juntar-se aos amigos para aproveitar os últimos dias de férias de verão.
Corpo do artigo
Nascida a 31 de outubro de 2005, Leonor de Bórbon, filha mais velha do rei Felipe VI e da rainha Letizia Ortiz, é a primeira na linha de sucessão do trono espanhol, seguida da irmã, a infanta Sofia.
O título de Princesa das Astúrias chegou em 2014, aquando da proclamação de Felipe de Bórbon. Agora, aos 18 anos, Leonor começa a preparar-se para as funções que irá assumir futuramente, tendo já realizado, diante do Parlamento espanhol, o juramento à Constituição do país.
Na próxima sexta-feira, a princesa estará em Portugal naquela que será a sua primeira visita oficial a solo nacional. Convidada pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa, Leonor irá deslocar-se a Lisboa acompanhada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros de Espanha, José Manuel Albares.
Formação militar
Leonor estudou dois anos no UWC Atlantic, colégio privado no País de Gales. A imprensa cor de rosa noticiou, na altura, que a futura rainha de Espanha estaria a viver um romance com um jovem brasileiro de 18 anos, Gabriel, mas nada foi confirmado - ou desmentido.
Os dois acabaram eventualmente por se separar quando a herdeira à coroa regressou a casa para, à semelhança de Felipe VI, seguir formação militar intensa, antes de ingressar na universidade.
“No devido tempo, o comandante-chefe das Forças Armadas [Espanholas] será uma mulher, e nos últimos anos temos feito um esforço muito importante para incorporar as mulheres nas Forças Armadas”, disse, aquando do anúncio, a ministra de Defesa de Espanha, Margarita Robles.
A primogénita estreou-se nos treinos militares na Academia Militar de Saragoça, há um ano. Em agosto, irá mudar-se para Pontevedra, onde receberá formação na Escola Naval de Marín, e concluirá os estudos na Academia Geral da Força Aérea, em San Javier, na região de Múrcia.
Férias com os amigos
Passar férias de verão em Palma de Maiorca com a família é uma tradição que os reis de Espanha adotaram há vários anos, mas que está prestes a ser “furada”. Já na maioridade, a princesa Leonor quer juntar-se à sua trupe de amigos para aproveitar os últimos dias de calor do verão.
A agenda bastante preenchida, já com diversos atos de representação oficial, está a ser, no entanto, um entrave para a herdeira, que coloca sempre a coroa em primeiro lugar nas suas opções.