Meghan Markle, mulher do príncipe Harry, é acusada de querer projetar estatuto real nos EUA. Marca em novo site e joias de Diana alimentam rumores.
Corpo do artigo
Quatro anos após anunciarem que se tornariam independentes da família real britânica, o príncipe Harry e a mulher somam novas polémicas devido à associação implícita à monarquia. A mais visada pelos críticos é Meghan Markle, a quem acusam de querer fomentar o estatuto real nos Estados Unidos, onde o casal vive com os filhos, Archie e Lilibet.
Numa altura complicada para o rei Carlos III, em tratamentos contra um cancro, Harry e Meghan desviam as atenções com o lançamento de um novo site, Sussex.com, onde reúnem as atividades em que participam e os projetos, como o escritório, a fundação Archewell e a produtora que criaram.
O antigo site remete para o atual, mas o que se destaca é o uso dos brasões e títulos reais quer nas respetivas biografias, como na identificação dos filhos como príncipes, mesmo que não citem a realeza. Ora, se ficar provado que tem fins comerciais, pode dar problemas e obrigar ao encerramento da plataforma.
Continuam duques
Meghan Markle reagiu à controvérsia com um discreto comunicado, para enaltecer o trabalho da agência responsável pelo design, sobretudo pela “atenção aos detalhes”. De resto, ela e Harry continuam a ser os duques de Sussex e foi essa a base para a identidade gráfica desenvolvida.
A ex-atriz é acusada de explorar ao máximo a ligação à monarquia, apesar da proximidade a Hollywood. Ainda esta semana, o facto de exibir um relógio Cartier que pertenceu à princesa Diana, nas imagens de promoção do seu novo podcast, não escapou ao escrutínio.
Isto porque “não costuma usar as joias de Diana, mas usá-las numa foto como esta aumenta a sensação de que eles estão a tentar projetar o seu estatuto real”, considerou o jornalista e escritor especialista na casa real britânica, Phil Dampier.
Apesar das duras análises, Meghan e Harry têm-se mostrado tranquilos no Canadá, onde foram promover os Jogos Invictus do próximo ano.
Numa estância de esqui, passaram o Dia dos Namorados, esta quarta-feira, rodeados de câmaras, que a imprensa inglesa especula que gravaram para um novo documentário da Netflix. Os dois estiveram sempre sorridentes, sem sombra de qualquer constrangimento.