Sem nada fazer prever, Rita Pereira contou que o pai dos filhos, Guillaume Lalung, com quem está há 11 anos, é diariamente alvo de atitudes racistas. “Quando ouço um branco a dizer que não há racismo em Portugal, é porque, claramente, não convive com negros”, afirmou a atriz.
Corpo do artigo
No “Dois às 10”, na TVI, Rita Pereira surpreendeu ao revelar que o companheiro sofre preconceito pela cor da pele e que há situações em que escapa por serem casal. A atriz diz que é constante, mas muitas pessoas não se apercebem por ser uma realidade alheia.
“Nós brancos não fazemos a mínima ideia do que se passa em Portugal. Quando ouço um branco a dizer que não há racismo em Portugal, é porque, claramente, não convive com negros”, afirmou, em conversa com Cristina Ferreira. A atriz reconheceu ainda que deu conta do fenómeno desde que conhece Guillaume Lalung, que nasceu em França.
Rita e o empresário são pais de Lonô, de seis anos, e Lowê, de quatro meses. Em idade escolar, o mais velho ainda não foi vítima de racismo, diz a estrela da ficção nacional. Em casa, o menino já ouviu falar sobre “o tom de pele” e a mãe já lhe explicou “apenas que há pessoas de muitas cores”. No entanto, a artista diz que falta abordar questões como o preconceito, adiantando “que vai ser o Guillaume a explicar isso”.