Sobrevivente do ataque de 7 de outubro do Hamas escolhida por Israel para a Eurovisão
Yuval Raphael sobreviveu ao ataque do Hamas no festival Nova, a 7 de outubro de 2023. Aos 24 anos, vai representar Israel no Festival Eurovisão da Canção.
Corpo do artigo
A concorrente israelita do Festival Eurovisão da Canção estava no festival Nova a 7 de outubro de 2023, quando o espaço foi invadido e atacado pelo Hamas. O grupo islamita palestiniano matou 360 jovens e fez 40 reféns só naquele local.
Yuval Raphael, de 24 anos, revelou que conseguiu sobreviver após ter permanecido num abrigo antibombas rodeada de cadáveres. A jovem, natural de de Ra’anana, a norte de Telavive, foi socorrida oito horas depois pela polícia israelita.
"Quando os corpos das pessoas assassinadas caíram sobre nós, compreendi que esconder-me debaixo deles era a única forma de sobreviver àquele pesadelo", recordou, ao Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas. Segundo Yuval, das 51 pessoas que fugiram para o abrigo, 40 foram mortas pelas tropas do Hamas.
"Os ferimentos físicos que sofri nesse dia estão a sarar, mas as cicatrizes mentais ficarão comigo para sempre", acrescentou.
A participação de Israel no Festival Eurovisão da Canção de 2024 foi marcada por protestos. Várias pessoas contestaram a decisão da União Europeia de Radiodifusão (UER), responsável pelo evento de música, em deixar o país competir, devido aos ataques sucessivos na Faixa de Gaza.
Na edição do ano passado, a concorrente israelita Eden Golan, que ficou em quinto lugar, foi obrigada a mudar o nome da canção "October Rain", por referências ao ataque no festival de música eletrónica.
O Festival Eurovisão da Canção acontece entre os dias 13 e 17 de maio em Basileia, na Suíça, depois da banda Nemo ter alcançado a vitória para o país.