Surfista Mariana Rocha Assis denuncia ameaça com fotos nua feitas com inteligência artificial
Através das redes sociais, a surfista Mariana Rocha Assis, de 26 anos, denuncia o assédio de que tem sido alvo nos últimos tempos. No dia 17 de novembro, a surfista e skater profissional recebeu no telemóvel imagens geradas por inteligência artifical em que aparece nua.
Corpo do artigo
“Tenho passado por um inferno emocional ultimamente e gostaria de partilhar a minha história, pois acredito que há mais vítimas como eu a sofrer com esse novo tipo de assédio”, começa por escrever Mariana Rocha Assis, ao ver-se vítima de “DeepNude”. Num post no Instagram, conta que tudo começou a 17 de novembro, quando recebeu fotos “suas” nua, “geradas por inteligência artificial”, reconhecendo que “parecem reais”, apesar de só o rosto lhe pertencer.
“Essa pessoa em questão disse-me para lhe pagar um total de cinco mil, que eu tinha até hoje para lhe mandar, mas não mandei. Ele disse-me que vão enviar para a minha família, amigos, patrocinadores e clientes do hotel”, acrescenta a jovem.
“Fala-se muito sobre como as coisas evoluíram. Hoje eu vi o lado negro desse mundo assustador. Perdi muito dinheiro, vou ter fotos minhas a circular online. E o mais assustador é que está a acontecer com muita gente. Por isso, cuidado”, alerta.
A campeã mundial de surfskate (em 2017) nota ainda que “esses malditos hackers, estão a destruir vidas, a destruir sonhos”. “O meu ainda está vivo, aos poucos estou a chegar lá. Por mais que eu acredite que a Inteligência Artificial tem os seus pontos bons, é assustador para onde estamos a ir”, reconhece. Por fim, Mariana Rocha Assis pede aos políticos que façam algo contra este tipo de crime.
Com a disseminação do uso de Inteligência Artificial, são muitas as celebridades vítimas de imagens comprometedoras criadas por computador. Muitas atrizes e cantoras já viram a sua imagem em falsos conteúdos pornográficos postos a circular nas mais diversas plataformas e as estrelas do desporto também não escapam.
Desta vez, Mariana é alvo das novas tecnologias e tentativa de extorsão, mas esta não é a primeira vez que vê a sua integridade ameaçada. Há exatamente cinco anos, a surfista foi esfaqueada, após ter sido vítima de uma tentativa de violação, no paredão do Estoril. Na altura, manifestou-se “feliz por estar viva”.