Veteranas e civis, cinco mulheres ucranianas mostraram as marcas que a guerra contra a Rússia lhes cravou na pele na nova capa da revista "Playboy".
Corpo do artigo
Cinco mulheres ucranianas, entre elas uma veterana de guerra contra a Rússia que perdeu uma perna em combate, fazem a capa da edição de maio da revista "Playboy". Todas foram fotografadas, segundo avança o jornal britânico "The Telegraph", pelo projeto Scarred Beauty e contam como sobreviveram a lesões de guerra quase mortais e como foram as suas reabilitações.
A iniciativa pretendeu, como cita a mesma publicação, mostrar que a “força feminina” prevalece, que a beleza “não desaparece depois da ferida” e que “é preciso mudar com estereótipos ultrapassados”. Da reportagem e ensaio fotográfico fazem parte as militares Anastasiia Sacka, Yana Zalevska e Kristina Sanina bem como as civis mutiladas pela guerra Naddia Oksiuta e Olha Diatliuk.
“Não só queremos apoiar todas as pessoas efetivamente mutiladas, como também mostrar, através do exemplo das nossas mutiladas atingidas, que precisam de recuperação física, mas também força mental e adaptação psicológica a um novo corpo, apoio e compreensão por pare da sociedade”, afirmou ao jornal Ksenia Sikorska, elemento do First Ukranian International Bank.