Vanessa Oliveira perseguida durante anos por homem que tentou invadir estúdio em direto
Apresentadora partilhou, durante campanha solidária contra a violência doméstica, que foi alvo de perseguição contínua por parte de um homem que dizia sofrer de esquizofrenia. "Havia um senhor que dizia que tinha esquizofrenia e que estava numa instituição, mas mandava-me muitas cartas", contou Vanessa Oliveira.
Corpo do artigo
Vanessa Oliveira revelou ter sido vítima de perseguição durante vários anos por parte de um homem que alegava sofrer de esquizofrenia e estar institucionalizado. O testemunho foi partilhado no âmbito da campanha “Três Por Todos”, promovida pela Rádio Renascença, em parceria com a SIC Mulher e a APAV, para sensibilizar a sociedade para a violência doméstica.
“Havia um senhor que dizia que tinha esquizofrenia e que estava numa instituição, mas mandava-me muitas cartas. Na altura, enviava para a SIC e, mais tarde, para a RTP. Contava a história dele, pedia-me dinheiro”, relatou a apresentadora.
Segundo Vanessa, o envio das mensagens tornou-se quase rotineiro: “As cartas eram praticamente semanais. Ele escrevia até para o correio do leitor das revistas, a falar de mim, e dizia que era do Norte. Sinceramente, não acho que ele me quisesse fazer mal, mas assustava-me muito. Chegou ao ponto de eu mandar as cartas para a PJ.”
A situação agravou-se quando o homem apareceu fisicamente num estúdio de televisão. “Uma vez, entrou-me por um programa da SIC adentro. Só foi travado porque os assistentes de realização perceberam que ele não fazia parte nem da equipa, nem do público, nem do programa. Conseguiram pará-lo, porque senão ele ia mesmo entrar no direto", recordou Vanessa.
Apesar de nunca ter havido contacto físico ou ameaça direta, ela viveu com receio. "Eu tinha muito medo. Achava que ele, um dia, ia aparecer ao pé de mim", confessou.
O envio das cartas acabou por cessar. Vanessa Oliveira decidiu partilhar esta história para reforçar a importância de se falar abertamente sobre todos os tipos de violência e perseguição, muitas vezes silenciados.