
Paulo Alexandrino/Global Imagens
A Academia Portuguesa de Cinema escolheu o ator Joaquim de Almeida como candidato ao Prémio Carreira Ibero-Americano, pelo seu percurso na representação ao longo de 40 anos.
A carreira de Joaquim de Almeida no cinema começou com "The Soldier", em 1982, a que se seguiu o papel no filme "The Honorary Consul", em 1983, no qual contracenou com Michael Caine, Richard Gere e Bob Hoskins. Mas foi com "Good Morning, Babylon", um filme dirigido pelos Irmãos Taviani, que abriu o Festival de Cannes de 1987, que teve o maior impacto na sua carreira.
Fluente em seis línguas, aos 60 anos o ator já representou em vários países para além de Portugal. Inglaterra, Espanha, França, Itália, Brasil, Argentina e Alemanha são alguns deles, tendo participado em alguns filmes e séries de televisão, entre as quais "Miami Vice" (NBC), "O Mentalista" (CBS), "Missing" (ABC) e "CSI: Miami" (CBS).
No cinema português destacam-se os papéis nos filmes "Capitães de Abril", "Call Girl" e "Contraluz". As personagens nos filmes "Tentação", "Adão e Eva" e "A Samba de Sherlock" valeram-lhe três Globos de Ouro.
Para além destas estatuetas, Joaquim de Almeida recebeu o prémio de Melhor Ator no Cairo Film Festival 1991 e o Prémio Festival Ibero Americano de Huelva, em 2009.
O Prémio Carreira Ibero-Americano foi criado em 2013 para promover o cinema ibero-americano no mundo e reconhecer o trabalho daqueles que se dedicam às artes cinematográficas na América Latina e na Península Ibérica.
O vencedor será divulgado no Festival de Cinema de Morelia, no dia 22 de outubro, no México. Esta cerimónia acontece habitualmente neste país e conta com a presença de mais de 500 convidados, entre eles realizadores, produtores, atores, atrizes, personalidades da cultura e celebridades do mundo do espetáculo.
