Óbito

Morreu atriz Laura Soveral

Morreu atriz Laura Soveral

A atriz Laura Soveral morreu, aos 85 anos, avançou o "Diário de Notícias". Em televisão, o seu último papel foi na novela "Belmonte", da TVI, emitida entre 2013 e 2014.

Laura Soveral morreu esta quinta-feira, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, disse à Lusa fonte da família.

Laura Soveral fez carreira entre cinema, teatro e televisão. "Uma Abelha na Chuva"(1972), de Fernando Lopes, destaca-se como um dos seus primeiros trabalhos no grande ecrã. Nascida a 23 de março de 1933 em Angola, começou por trabalhar num jardim infantil. Foi quando se mudou para Lisboa que enveredou pelo universo da representação.

O curso de Filologia Germânica da Faculdade de Letras deu-lhe oportunidade para conhecer o Grupo Fernando Pessoa, dirigido por João d'Ávila, no qual ingressou em em 1964. Na mesma altura, dava entrada na Escola de Teatro do Conservatório Nacional.

Seguiram-se dezenas de filmes, peças de teatro, séries e novelas. Em televisão, o seu mais recente trabalho foi na TVI, em "Belmonte" (2013/2014).

"A Academia Portuguesa de Cinema (APC) lamenta profundamente a morte da enorme atriz Laura Soveral. Membro Honorário desta Academia, Prémio Sophia de Carreira, Prémio Bárbara Virgínia, Laura Soveral faz parte integrante da História do Cinema Português dos últimos 50 anos. É recordando aqui a noite de 6 de outubro de 2013 em que recebeu das mãos de Ana Moreira o Prémio Sophia de Carreira, que a Academia Portuguesa de Cinema presta a sua homenagem e aplaude, uma vez mais e sempre, Laura Soveral", refere a APC em comunicado nas redes sociais.

O organismo recorda ainda a atriz como "a única personalidade que recebeu estes dois troféus da Academia".

ver mais vídeos