
Fotografia: Paulo Spranger/Global Imagens
O cantor holandês, de origem cabo-verdiana, é um dos artistas mais influentes da atualidade. Nelson Freitas estreia-se este sábado no mítico Olympia de Paris.
Nelson Freitas é o autor do sucesso "Bo Tem Mel" e no próximo dia 27 de maio vai dar o primeiro concerto no Olympia, a mítica sala de espetáculos em Paris. O artista visitou Lisboa durante uma pausa nos ensaios e esteve à conversa com o JN.
"As pessoas estão ansiosas. Tenho fãs dos três aos 70 anos", garantiu Nelson Freitas. O concerto vai contar com a presença de Djodje, Stony e Lasie Sanches e promete "agitar as pessoas"."Não é um espetáculo parado, vai haver muita informação visual", prometeu. Aos emigrantes, o cantor dirigiu um convite para que compareçam. "Quero-os todos lá".
"Os portugueses gostam da minha música de uma forma incrível", afirmou o cantor, cujas referências passam por artistas como Pharrel Williams, Jay Z e Kanye West. A sua música, afirma, é "uma fusão e uma mistura de vários estilos, com influência de R&B, hip hop e músicas tradicionais de Cabo Verde".
Quanto ao sucesso, acrescenta que este não influencia a forma como se expressa e que se mantém verdadeiro a si mesmo. "Eu só faço o que gosto. E eu gosto de cantar".
O vídeo do tema "Miúda Linda" foi o mais visto em Portugal em 2016, com 18,8 milhões de visualizações. "Foi um risco escrever em português, não estava à espera de ter tido tanto sucesso", revelou Nelson sobre a música que conta atualmente com mais de 38 milhões de visualizações. Apesar do impacto deste tema, Nelson afirma que "todas as músicas foram e são importantes para a sua carreira, como "Deeper", "Rebound" e "Bo Tem Mel".
"Há um antes e depois do concerto no Coliseu dos Recreios, em 2013. A partir daí tive mais shows, mais concertos ao vivo e mais festivais", recordou.
Além de "Miúda Linda", o top três dos vídeos mais vistos de 2016 em Portugal conta com um outro videoclipe de Nelson Freitas, "Break of Dawn", que conta com a participação de Richie Campbell. Sobre as escolhas para colaborações, o artista referiu que "tem de ser um hit".
A música de Nelson apresenta crioulo, inglês e português. Após a vitória de Portugal na Eurovisão, Nelson considera que este é "o próximo passo para a música cantada em português". "Portugal não é só fado", concluiu o artista.
