O Bloco de Esquerda exigiu, este domingo, explicações sobre a forma como foi aplicado o dinheiro que constitui a dívida da Madeira e de quem é a responsabilidade sobre a situação de "calamidade financeira" da região.
Corpo do artigo
"Queremos hoje perguntar, de uma forma muito clara, onde é que foi empenhado tanto dinheiro", disse o cabeça de lista do BE às eleições legislativas da Madeira, numa acção de campanha no concelho do Funchal.
Reconhecendo que "foram feitas" obras, Roberto Almada considerou, contudo, que "há muito dinheiro daquilo que foi pedido, daquele que constitui o buraco financeiro da Região Autónoma da Madeira, que, efectivamente, não está explicada a sua aplicação".
"Esse dinheiro em algum lugar há-de estar, alguém meteu no bolso esse dinheiro", declarou o candidato.
O candidato acrescentou que o BE quer saber "onde é que esse dinheiro está" e "quem são os responsáveis por esta situação de calamidade financeira e económica" que faz com que a população tenha de "pagar nos próximos anos" a "irresponsabilidade governativa de Alberto João Jardim".
Segundo Roberto Almada, embora o Governo da República tenha anunciado que a dívida da Madeira é de cerca de 6,3 mil milhões de euros, o BE "entende que essa dívida é muito superior".
O cabeça de lista bloquista disse ainda estranhar que o PS "venha agora pedir uma auditoria às contas da Madeira" quando "há 15 dias se absteve na Assembleia da República numa proposta que o BE fez" nesse sentido.
"António José Seguro veio ontem [sábado] pedir essa auditoria. O que é que estiveram a fazer na Assembleia da República?", questionou, defendendo que "essa auditoria tem que ser feita, demore o tempo que demorar".
Lembrando que o "PSD e o CDS votaram contra essa auditoria", o candidato do BE acusou o PS de ter lavado "as mãos como Pôncio Pilatos" e prometeu que o partido "vai continuar a insistir na necessidade de uma auditoria: "Para apurar exactamente quanto devemos, a quem devemos, o que foi feito a tanto dinheiro e quem é que enriqueceu à sombra deste regime".
As eleições legislativas da Madeira regionais realizam-se no próximo domingo.
Nas últimas eleições regionais, em maio de 2007, o BE teve 2,98% de votação, conseguindo eleger um deputado. O PSD, com 64,24% dos votos, conquistou 33 dos 47 lugares na Assembleia Legislativa da Madeira.