"Ajude António Costa a chegar à Câmara Municipal de Lisboa" é um jogo satírico sobre as alegadas aspirações políticas do atual presidente da autarquia. O jogo foi publicado esta semana e tem sido partilhado nas redes sociais.
Corpo do artigo
"Ajude António Costa a chegar à Câmara Municipal de Lisboa". É esta a proposta do jogo criado pelo blogue "Juntos (Des)Fazemos Lisboa", que aponta o alvo a António Costa e às suas supostas pretensões políticas.
Preso num labirinto, o atual presidente e candidato pelo Partido Socialista ao terceiro mandato na Câmara Municipal de Lisboa (CML), deverá, com o auxílio do jogador que o conduz, alcançar a saída correta.
Entre os destinos, encontram-se as opções de ser "secretário-geral do PS" - e, consequentemente, "candidato a primeiro ministro" -, ser "candidato à Presidência da República" ou, em alternativa, "candidato à Câmara Municipal de Lisboa". Se, por um lado, as duas primeiras saídas ao esquema labiríntico possuem um destino alcançável, a terceira encontra-se vedada.
Caso o jogador conduza António Costa aos cargos de secretário-geral do PS ou à candidatura. pelo partido, à Presidência da República, surge no ecrã a mensagem: "Errado! António Costa é apenas candidato à CML e não a este lugar no PS. Tente novamente."
O jogo é da responsabilidade do blogue satírico "Juntos (Des)Fazemos Lisboa", cujo nome constitui é uma referência direta ao slogan da campanha de 2013. A identidade por detrás das publicações não é assumida, no entanto, de acordo com a revista Sábado, o jogo terá sido criado por um grupo de militantes da Juventude Social Democrata e da Juventude Centrista.