O secretário-geral do PS cancelou, esta quarta-feira, a presença numa iniciativa de pré-campanha autárquica em Odivelas, na noite em que o Presidente da República propôs um "compromisso de salvação nacional" entre PSD, PS e CDS.
Corpo do artigo
António José Seguro tinha prevista uma intervenção na apresentação da candidatura de Susana Amador à Câmara Municipal de Odivelas.
Na comunicação ao país, Cavaco Silva considerou que o atual Governo se encontra em "plenitude de funções" e defendeu um compromisso de "salvação nacional" de médio prazo entre PSD, PS e CDS com eleições após junho de 2014, apesar de rejeitar eleições antecipadas já em setembro.
Numa primeira reação, o membro do Secretariado Nacional do PS Alberto Martins afirmou que o partido aguardará as iniciativas do Presidente da República sobre o acordo de médio prazo, mas advertiu que esse diálogo deve envolver todos os partidos parlamentares e discorda da não realização de eleições já.
O ex-ministro dos governos de José Sócrates e de António Guterres reafirmou que o PS "não apoiará nem fará parte de nenhum Governo sem que os portugueses manifestem democraticamente a sua vontade através da realização de eleições".