O cabeça de lista socialista nas eleições europeias, Francisco Assis, saiu este sábado do congresso do PS sem discursar, apesar de ter sido inscrito ao final da manhã, e não estará presente na sessão de encerramento no domingo.
Corpo do artigo
Antes de regressar ao Porto, Francisco Assis recusou-se a fazer declarações à agência Lusa sobre o sucedido, apenas adiantando que, por motivos de ordem pessoal, não poderá estar presente no último dia do congresso.
Um colaborador do eurodeputado disse à agência Lusa que Francisco Assis foi inscrito na mesa do congresso "logo após o fim da sessão de abertura" e que, ao longo da tarde, "ninguém deu indicação sobre o período em que poderia falar".
Em matéria política, o eurodeputado do PS defendeu nas televisões a possibilidade de se equacionar uma candidatura presidencial de Jaime Gama.
Assis discordou também de alguns discursos proferidos ao longo da tarde, em particular o do líder parlamentar, Ferro Rodrigues, considerando que entendimentos com partidos à direita dos socialistas, designadamente o PSD, apenas serviriam para reforçar os populismos.