O ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, está entre os dez primeiros nomes da lista para a Comissão Nacional que o secretário-geral socialista, José Sócrates, leva este domingo a votos no Congresso do PS.
Augusto Santos Silva, que no Congresso de 2004 apoiou Manuel Alegre e que entrou para o Secretariado Nacional do PS há dois anos, substitui na prática Jorge Coelho, que abandonou as suas funções políticas para se dedicar à vida empresarial.
Da lista que José Sócrates leva a votos, que é encabeçada por Jaime Gama - e que tem a concorrência de uma segunda lista apresentada por Fonseca Ferreira -, sai também o dirigente socialista portuense Carlos Lage.
Em compensação, sobe do 14.º para o oitavo lugar o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, que é considerado o braço direito de José Sócrates no Governo e no PS.
Na lista de José Sócrates, a que a Agência Lusa teve acesso, o lugar de número dois é entregue uma vez mais a António Vitorino, seguindo-se a eurodeputada Edite Estrela, o presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa.
António Costa vai agora abandonar o Secretariado Nacional do PS por ter atingido o limite de mandatos imposto pelos estatutos do partido.
Ainda na mesma lista, o sexto lugar é entregue à secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, seguindo-se o líder parlamentar, Alberto Martins, Pedro Silva Pereira e a secretária de Estado da Reinserção Social, Idália Moniz.
A colocação de Edite Estrela, Ana Paula Vitorino e Idália Moniz entre os dez primeiros de Sócrates indica que estas dirigentes socialistas se vão manter no Secretariado Nacional do PS - órgão executivo que deverá ser eleito na próxima semana em Comissão Política do partido.
Entre as 11.ª e 16.ª posições estão Vieira da Silva, Manuela Augusto, José Lello, Alberto Costa, Maria de Belém e Luís Amado.
A posição agora ocupada por Luís Amado, o 16.º lugar, pertenceu ao eurodeputado Sérgio Sousa Pinto há dois anos, que agora desce alguns lugares.
Na lista de Sócrates, as mulheres estão colocadas de três em três lugares, ocupando os 3.º, 6.º, 9.º, 12.º e 15.º postos.
Os cerca de 1800 delegados com direito a voto elegem ao longo da manhã de hoje os membros da futura Comissão Nacional do PS - o órgão máximo partidário entre congressos.
