O presidente da câmara de Santo Tirso anunciou esta quarta-feira o seu apoio a Francisco Assis para a liderança do PS, propondo António Costa para substituir Almeida Santos na presidência.
"Neste momento, o partido precisa de ter uma nova vaga, de se preparar para os tempos difíceis e como tal o melhor secretário-geral será Francisco Assis e o melhor presidente António Costa", afirmou à Lusa Castro Fernandes, presidente de um dos dois concelhos do distrito do Porto que deu vitória ao PS.
Sobre Assis contou como o socialista "começou como elemento importante na JS distrital, depois foi presidente da câmara de Amarante e ganhou a federação distrital do Porto".
Recordou ainda que "depois foi eurodeputado e no último mandato teve um trabalho meritório como líder do grupo parlamentar".
"Sempre foi solidário com a direcção nacional, sempre esteve em defesa daquilo que eram os interesses de Portugal e como tal conseguiu em termos públicos ser conhecido pelas posições que tem".
Para Castro Fernandes, Francisco Assis é "um homem muito independente, intelectualmente muito dotado" pelo que "reúne características para liderar o PS neste momento difícil para o partido".
"Sou presidente de câmara há dez anos, acompanhei o percurso dele desde o início da sua actividade em Amarante e sei bem o valor que ele tem", frisou.
Quanto ao futuro do PS, considera ser necessário "estabilizar toda a organização, nomeadamente em termos directivos e de liderança".
Por outro lado, o partido tem de se "preparar para toda esta luta política", contra "a maioria absoluta" de direita "que está a ser constituída" e que "vai ser um osso duro de roer".
O PS "é um partido que tem aspirações de liderança no país e como tal tem de se preparar para o futuro".
