Avaliações da 'troika' só têm sido positivas para quem beneficia das políticas - CGTP
O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, afirmou, esta seguna-feira, que as avaliações da "troika" ao cumprimento do programa de resgate português só têm sido positivas para quem tem beneficiado das políticas concretizadas, como os credores.
Corpo do artigo
"O senhor vice-primeiro-ministro procurou passar a ideia de que estávamos a entrar no bom caminho e, infelizmente, não estamos, porque os problemas se agudizam", afirmou à Lusa Arménio Carlos, depois de o Governo ter anunciado, em conferência de imprensa, que a décima avaliação regular da 'troika' (Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e Comissão Europeia) ao programa de resgate de Portugal, que terminou esta segunda-feira, "foi positiva".
Para o secretário-geral da CGTP, "a avaliação [da 'troika'] tem sido positiva até hoje para aqueles que têm beneficiado dessas políticas", como "aqueles que nos cobram os juros e que nos levam mais de sete mil milhões de euros" todos os anos.
"E são também aqueles das parcerias público-privadas [PPP], dos 'swaps'. Para esses, as coisas não estão a correr mal, estão até a correr bem, estão a correr até de acordo com aquilo que eram as suas previsões, o problema é que o país não vive com esses", acrescentou.
Arménio Carlos recordou ainda que a 'troika' "assumiu que o memorando [de entendimento, assinado com o Governo português] era apenas o início de um processo de austeridade", que vai prolongar-se por "muitos anos".