O deputado do Bloco de Esquerda (BE) Pedro Filipe Soares congratulou-se este sábado por o Presidente da República ter defendido a desvalorização do euro face ao dólar, considerando que "a realidade" levou Cavaco Silva a abandonar "dogmas ideológicos".
Corpo do artigo
Em declarações à agência Lusa, Pedro Filipe Soares assinalou que na terça-feira o BE apresentou no Parlamento um projeto de resolução que recomenda ao Governo a defesa, junto do Conselho Europeu, de uma desvalorização cambial do euro face ao dólar por parte do Banco Central Europeu.
Pedro Filipe Soares disse ter esperança que o executivo PSD/CDS-PP venha a defender essa desvalorização, juntando-se ao Presidente da República: "Esperamos que sim. É fundamental que o Governo o faça para que tenha significado, é o Governo que tem capacidade para forçar este debate" na União Europeia.
O Presidente da República, Cavaco Silva, declarou hoje, no final de uma visita a Caminha, que "gostaria que o euro fosse mais fraco, para que os países da Zona Euro fossem mais competitivos", desejando que "o dólar se valorizasse um pouco mais" em relação à moeda europeia.
Cavaco Silva referiu que "quando o euro começou um euro valia 1,16 dólares, depois baixou e chegou a valer apenas 0,82 dólares, e agora um euro é um 1,42 ou 1,43 dólares e, portanto, é a moeda mais forte de todo o mundo".
Pedro Filipe Soares saudou estas palavras de Cavaco Silva: "Nós vemos com bons olhos estas declarações do Presidente da República. Necessariamente, vão de encontro a um projeto de resolução do BE apresentado no Parlamento, que estamos à espera de poder levar a debate".
Para o deputado do BE, trata-se de "uma mudança de posição", que acontece porque "a realidade se sobrepôs a muitos do que eram os dogmas económicos" do Presidente da República, mostrando "que há toda uma base ideológica errada".
O Presidente da República "também já veio falar contra as agências de 'rating', coisa que no passado nunca fez", apontou o deputado do BE.
"Pela primeira vez, entre Governo e Presidente da República, existe alguém que diz que é o próprio euro que é o problema" e que é preciso resolvê-lo "recorrendo aos mecanismos que qualquer espaço monetário tem", disse.
Segundo deputado do BE, uma desvalorização do euro levará a "um crescimento económico mais sustentado e mais igual" dentro da União Europeia e "é o caminho para a salvação da Zona Euro".