O Plenário Distrital de militantes do Bloco de Esquerda em Viana do Castelo aprovou hoje o nome do arquitecto Jorge Teixeira como cabeça-de-lista pelo distrito às legislativas de 5 de Junho.
Corpo do artigo
Com 46 anos e actualmente professor do Ensino Superior, Jorge Teixeira volta a encabeçar uma lista do Bloco de Esquerda, depois de ter sido candidato à câmara de Viana do Castelo.
"Partimos para esta batalha conscientes das dificuldades acrescidas pela tentativa óbvia de bipolarização da campanha. Mas também temos a ambição de conquistar um deputado para Viana do Castelo", disse à Lusa Jorge Teixeira.
Nas Legislativas de 2009 o Bloco de Esquerda garantiu 12.000 votos no distrito, tendo falhado a eleição do primeiro deputado por Viana do Castelo por 3.500 votos.
"Queremos discutir temas locais, porque é para isso que somos eleitos, mas receio que a campanha fique dominada pelas questões financeiras e políticas que o país atravessa. Vamos fazer de tudo para que assim não seja", disse ainda o candidato.
Depois de Jorge Teixeira, na lista aprovada hoje pelos militantes, a ratificar domingo pelos órgãos nacionais do Bloco de Esquerda, seguem-se no segundo lugar Cecília Terleira (Paredes de Coura) e Luís Louro (Viana do Castelo e cabeça-de-lista em 2009).
Este plenário contou com a presença de Pedro Soares, dirigente nacional do partido e deputado eleito pelo vizinho círculo eleitoral de Braga, que sublinhou a "coesão e representatividade" da lista agora aprovada.
"São pessoas muito envolvidas na sociedade civil e representativas de todos os concelhos do distrito, o que é muito importante", declarou à Lusa o dirigente "bloquista".
A introdução de portagens na A28, Viana-Porto, que o partido tentou reverter nos últimos dias da legislatura, garante Pedro Soares, será "tema obrigatório" desta campanha.