O Bloco de Esquerda apresentou, esta quarta-feira, projectos de resolução para a renegociação dos juros e dos prazos de pagamento da ajuda externa e para a criação de uma comissão parlamentar para a auditoria da dívida pública.
Corpo do artigo
"A nossa proposta visa que os prazos, os juros, que o acordo que existiu entre Portugal e as instituições, não seja mais gravoso para Portugal que para outros países em iguais circunstâncias", afirmou o deputado Pedro Filipe Soares no Parlamento.
O objectivo do Bloco é "fazer a renegociação dos juros e dos prazos de pagamento de forma a que o investimento público seja capaz de ser criador de emprego" e que "não seja colocado em causa com taxas de juro e prazos de pagamento que tornam impossíveis o cumprimento destas obrigações por parte de Portugal".
O deputado bloquista considerou, em conferência de imprensa, que este é aliás "um bom tema para na próxima sexta-feira, na reunião do Eurogrupo, começar a ser discutido com os parceiros europeus".
Simultaneamente, o BE avança com um projecto de resolução recomendando a criação de uma comissão eventual para auditoria da dívida pública.
"Quando temos uma dívida para pagar devemos saber o que pagamos, como pagamos, quais os compromissos que assumimos", justificou.
Para o Bloco, a comissão parlamentar deverá realizar uma "clarificação democrática da crise da dívida soberana" portuguesa.