Corpo do artigo
O líder parlamentar do PCP, Bernardino Soares, anunciou hoje a sua candidatura à presidência da Câmara Municipal de Loures nas próximas eleições autárquicas, prometendo "recuperar a identidade do concelho".
"A gestão do PS neste município está há muito esgotada. Queremos que o concelho de Loures volte a ser um concelho com valor próprio e não apenas um vizinho de Loures", afirmou Bernardino Soares.
Atualmente, além do cargo de líder parlamentar, Bernardino Soares, 41 anos, é também membro da Assembleia Municipal de Loures e faz parte da Comissão Política do Comité Central do PCP.
A Câmara de Loures é presidida desde 2001 pelo socialista Carlos Teixeira, que está a cumprir o último mandato, permitido por lei, à frente daquela autarquia.
"Nós pomos nesta batalha do concelho de Loures um grande empenho. É por isso que ao contrário de outros partidos o PCP e a CDU apostam aqui com uma figura que tem funções a nível nacional. Entendemos que é indispensável dar a volta a este concelho e é por isso que aqui estou", justificou.
Bernardino Soares referiu-se ainda à atual situação dos Serviços Municipalizados (SMAS) de Loures que no seu entender caminham para a privatização.
"Os SMAS têm sido vítimas da gestão do PS que os deixou degradar. É preciso inverter esse caminho. Os SMAS têm décadas de experiência no fornecimento de água e no tratamento dos resíduos. Essa experiência não pode ser deitada fora, tem de permanecer na gestão pública e não ao serviço do lucro", afirmou.
O atual líder parlamentar do PCP adiantou ainda que caso vença as eleições em outubro deixará o cargo que ocupa na Assembleia da República.
"Nós temos um grupo parlamentar cheio de força e competência. Naturalmente, quando chegarmos às eleições e quando, como desejamos, vencermos, o PCP encontrará as soluções para essa questão", perspetivou.
Com o anúncio da candidatura de Bernardino Soares ficam conhecidos os principais candidatos à Câmara de Loures.
O PS vai apostar no atual presidente da junta de Loures, João Nunes, enquanto o PSD vai candidatar o atual autarca das Caldas da Rainha, Fernando Costa.