O presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, vai reunir, amanhã, com Pedro Passos Coelho, em hora ainda por revelar. Depois, o chefe de Estado tem encontros agendados com os partidos.
Corpo do artigo
Em cima da mesa, obviamente, a atual crise política, que decorre da demissão de Paulo Portas, ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, e de Vítor Gaspar, ministro das Finanças.
"Em face da situação criada pelo pedido de demissão do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, apresentado ontem ao primeiro-pinistro, o Presidente da República, que receberá hoje, em audiência, o secretário-geral do Partido Socialista, reunir-se-á amanhã [quinta-feira] com o primeiro-ministro e ouvirá seguidamente os partidos com representação parlamentar", refere um comunicado divulgado por Belém, na página da Presidência na Internet.
A pedido do PS, efetuado na segunda-feira, após a divulgação da demissão de Vítor Gaspar, Cavaco Silva recebe, esta tarde, às 16.30 horas, o secretário-geral do PS, António José Seguro.
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, apresentou na terça-feira o seu pedido de demissão ao primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, uma decisão que classificou como "irrevogável" e que justificou com a discordância na escolha de Maria Luís Albuquerque para a pasta das Finanças, depois da saída de Vitor Gaspar, na segunda-feira.
Na terça-feira à noite, numa declaração ao país, Pedro Passos Coelho anunciou que tenciona manter-se como primeiro-ministro e disse que "seria precipitado" aceitar de imediato o pedido de demissão de Paulo Portas, pelo que não propôs a exoneração ao Presidente da República do ministro dos Negócios Estrangeiros.
Pedro Passos Coelho comunicou ainda a intenção de esclarecer as condições de apoio político ao Governo de coligação com o CDS-PP e o sentido da demissão do ministro Paulo Portas.
Para hoje está marcada uma reunião da comissão executiva do CDS-PP, onde têm assento os membros do 'núcleo duro' da direção do CDS-PP.