
O Presidente da República portuguesa, Cavaco Silva, aterrou, esta terça-feira, em Jacarta para uma visita de Estado à Indonésia, a segunda etapa de uma viagem de dez dias que o levará ainda à Austrália e a Singapura.
O chefe de Estado português aterrou em Jacarta cerca das 14:45 locais (08:45 em Lisboa), depois de ter efetuado uma visita de Estado a Timor-Leste e participado nas comemorações do X Aniversário da Restauração da Independência.
Entre estradas cortadas e batedores - para fugir ao trânsito de uma cidade com mais habitantes do que Portugal (12 milhões) - Cavaco Silva seguiu diretamente do aeroporto para o Palácio Merdeka, residência oficial do Presidente da República da Indonésia, onde foi recebido por Susilo Bambang Yudhoyono.
O Presidente da República assistiu depois às honras militares, que incluíram guarda de honra, os hinos de ambos os países, durante os quais foram disparadas 21 salvas de canhão, seguindo-se a inspeção da Guarda de Honra.
Cavaco Silva vai reunir-se depois com o Presidente da República Indonésia, que lhe oferece à noite um banquete de Estado, com intervenções dos dois chefes de Estado.
A visita de Estado à Indonésia, a primeira de um chefe de Estado português, prolonga-se até à manhã de sexta-feira, dia em que Cavaco Silva partirá para a visita oficial à Austrália.
