O Presidente da República, Cavaco Silva, deu posse, este sábado, a dois novos ministros, Luís Marques Guedes e Miguel Poiares Maduro, e a quatro secretários de Estado, Teresa Morais, Emídio Guerreiro, Pedro Lomba e Pedro Cardoso da Costa.
Corpo do artigo
O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, substituiu na quinta-feira Miguel Relvas como ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares, uma semana depois da sua demissão, e repartiu a pasta por dois novos ministros , Marques Guedes e Miguel Poiares Maduro.
Luís Marques Guedes, até agora secretário de Estado da Presidência, ascende a ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, e terá Teresa Morais como secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, cargo que já ocupava sob a tutela de Miguel Relvas, e Emídio Guerreiro como secretário de Estado do Desporto e Juventude.
O professor universitário Miguel Poiares Maduro é o novo ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional - recebendo do Ministério da Economia a pasta do Desenvolvimento Regional - e terá Pedro Lomba como seu secretário de Estado adjunto e Pedro Cardoso da Costa como secretário de Estado para a Modernização Administrativa.
Poiares Maduro terá a seu cargo a tutela da comunicação social, do desenvolvimento regional e das autarquias locais, enquanto Luís Marques Guedes terá a tutela da Presidência do Conselho de Ministros, dos assuntos parlamentares e da juventude e do desporto.
Com a posse destes novos membros do Governo, deixam o executivo o até agora ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, que se demitiu na semana passada por falta de "condições anímicas" para continuar no Governo, e três dos seus secretários de Estado: Feliciano Barreiras Duarte, Ana Rita Gomes Barrosa e Alexandre Mestre.
Feliciano Barreiras Duarte ocupou o cargo de secretário de Estado adjunto de Miguel Relvas e Alexandre Mestre exerceu funções como secretário de Estado do Desporto e Juventude, os dois desde o início da legislatura.
Por sua vez, Ana Rita Gomes Barosa tinha tomado posse há cerca de dois meses, no dia 1 de fevereiro, como secretária de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa, em substituição de Paulo Júlio.
O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, chegou ao Palácio de Belém às 11.50 horas, dez minutos antes da hora prevista para o início da cerimónia de posse, tendo também estado presente a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves.
Em Belém, estiveram o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, os ministros da Defesa (José Pedro Aguiar-Branco), da Economia (Álvaro Santos Pereira), Agricultura e Ambiente (Assunção Cristas), Saúde (Paulo Macedo), Justiça (Paula Teixeira da Cruz), Educação (Nuno Crato), Segurança Social (Pedro Mota Soares) e o vice-presidente da Assembleia da República Guilherme Silva.