Cavaco Silva diz que relações com a China conhecem realidade "sem precedentes"
O Presidente da República, Cavaco Silva, disse, esta quinta-feira, que as relações entre Portugal e a China conhecem uma "realidade sem precedentes" nos vários domínios e são marcadas por "amizade", "respeito" e "confiança".
Corpo do artigo
"As relações entre os nossos dois países conhecem uma realidade sem precedentes quer no domínio político, quer no domínio económico, quer no domínio científico, mas também no domínio cultural", disse o Chefe de Estado poucos minutos depois de ter sido recebido no Grande Palácio do Povo, em Pequim, pelo seu homólogo Xi Jinping.
Cavaco Silva, que desde segunda-feira está na China em visita oficial que começou em Xangai e termina em Macau, sublinhou que as relações bilaterais entre Portugal e a China são "marcadas pela amizade, pelo respeito mútuo e pela confiança" e que essa confiança "é muito importante nas relações" bilaterais.
"As conversações que acabámos de ter foram conversações muito frutuosas e ambos recordámos a assinatura, aqui, no Palácio do Povo, em 1987, da Declaração Conjunta sobre a questão de Macau e a forma como se processou a transição da administração portuguesa para a administração chinesa, um caso exemplar a nível internacional", concluiu.