O Presidente da República visita quinta e sexta-feira as Ilhas Selvagens da Madeira, mas em momento algum ficará sem comunicações ou estará incontactável.
Corpo do artigo
"O Presidente nunca ficará sem comunicações, incontactável", garantiu fonte de Belém, referindo-se ao período em que o chefe de Estado irá permanecer nas Selvagens, bem como às horas que passará a bordo da fragata "Vasco da Gama", que levará a comitiva presidencial do Funchal até àquele sub-arquipélago.
Além das comunicações que existirão a bordo da fragata da marinha, na própria Selvagem Grande, onde Cavaco Silva irá pernoitar de quinta para sexta-feira, em colaboração com a Portugal Telecom vão ser instalados meios tecnológicos que permitirão as comunicações de voz via telemóvel e de dados.
A viagem do chefe de Estado para as Ilhas Selvagens terá início quarta-feira à noite, altura em que embarcará na fragata Vasco da Gama, que está ancorada no porto do Funchal.
A viagem para as Selvagens irá decorrer durante a noite, estando a chegada ao lago da Selvagem Pequena prevista para a madrugada de quinta-feira.
A meio da tarde, a comitiva presidencial chegará à Selvagem Grande, ilha onde o Presidente da República irá pernoitar de quinta para sexta-feira.
Já na sexta-feira, o chefe de Estado fará uma caminhada até ao planalto da Selvagem Grande, de onde partirá de helicóptero para o Funchal.
A chegada de Cavaco Silva a Lisboa está prevista as 12:25 de sexta-feira, mas para já não foram ainda divulgadas outras iniciativas de agenda do chefe de Estado durante a tarde desse dia.
A visita às Ilhas Selvagens esteve inicialmente prevista para sexta-feira e sábado mas foi antecipada um dia, não sendo apontada por Belém uma justificação oficial para esta alteração.
No domingo, PSD, PS e CDS-PP iniciaram formalmente as conversações com vista ao "compromisso de salvação nacional" pedido pelo Presidente da República, tendo indicado o prazo de uma semana para a sua conclusão.