O Presidente da República, Cavaco Silva, defendeu hoje, sábado, que o poder central tem de prestar "uma atenção particular" à agricultura, nomeadamente à alentejana, e criar condições para que surjam jovens agricultores.
Corpo do artigo
"O poder central tem que prestar uma atenção particular à agricultura, neste caso à alentejana", disse o Chefe de Estado, durante uma visita à vila alentejana de Ourique, no distrito de Beja.
Cavaco Silva discursava no cineteatro local, na sessão solene de recepção, depois de receber a Chave de Honra da Vila, que lhe foi entregue pelo presidente do município, Pedro do Carmo (PS).
"Há que criar condições para que surjam os jovens agricultores, para que jovens se motivem a ser empresários agrícolas", mas que não se dediquem apenas à agricultura e, "eventualmente, a complementem" com outras actividades "como o turismo rural", desafiou o Presidente da República (PR).
O discurso de Cavaco Silva foi centrado nas potencialidades do concelho de Ourique, devido à "riqueza" do porco alentejano, criado e transformado na zona, e às boas acessibilidades, junto à autoestrada do Sul (A2), entre Lisboa e o Algarve, e ao Itinerário Principal 2 (IP2), de ligação a Beja.
Segundo o PR, as mais-valias de cada concelho do país, quer sejam paisagísticas e ambientais, históricas, rurais ou gastronómicas, exemplificou, devem ser aproveitadas.
"Há que valorizar os recursos próprios de cada concelho. Olhar bem aquilo que cada concelho tem de particular e, depois, tentar encontrar alguém que valorize e que possa, de facto, criar emprego", a partir dessas potencialidades, argumentou.
O turismo também não foi esquecido na intervenção do Chefe de Estado, que sustentou que esse é um sector em que "há que pensar", nomeadamente no caso do Alentejo.
"O turismo no Alentejo tem vindo a crescer a uma taxa muito elevada, das mais elevadas de todo o nosso país, e todos sabem, cada vez mais, que o Alentejo atrai visitantes portugueses e estrangeiros. Porquê? Pela sua diferença", realçou.
É esta diferença "que importa valorizar", acentuou Cavaco Silva, insistindo na mensagem para que "todos os concelhos do país" aproveitem as suas potencialidades, "pensando, acima de tudo, nas gerações mais novas".
Mas "o poder local, só por si, não resolve, precisa de uma 'mão' do poder central que resolva alguns problemas estruturais", alertou, perante a população de Ourique, que encheu o cineteatro para assistir à cerimónia e ver o PR.
Depois da sessão solene, acompanhado pela esposa, Maria Cavaco Silva, e num percurso sempre a pé pela vila, com muitos populares na rua, o Chefe de Estado inaugurou um jardim de infância e visitou a Biblioteca Municipal Jorge Sampaio.
Depois da habitual pausa para as férias de verão, esta visita a Ourique é a primeira na agenda do Presidente da República e deve terminar por volta da hora do almoço, com a inauguração do novo Centro de Convívio local.
No Algarve com a família, ao longo de todo o mês de Agosto, o PR apenas interrompeu as férias há duas semanas, quando se deslocou a Lisboa, para participar num 'briefing' operacional no Comando Nacional de Operações de Socorro, na Autoridade Nacional de Protecção Civil, e acompanhar a situação dos incêndios.