O Presidente da República recordou o eurodeputado Miguel Portas como um "cidadão do mundo", um homem de convicções e ideias, destacando a sua empenhada atividade no Parlamento Europeu.
Corpo do artigo
"Português, cidadão do mundo, Miguel Portas foi um homem de convicções e de ideais, pelos quais se bateu e teve uma intervenção de grande destaque na vida pública nacional e europeia", lê-se numa mensagem do chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, enviada à família de Miguel Portas, que morreu esta terça-feira em Antuérpia.
Prestando a sua homenagem ao "jornalista, ao escritor e à personalidade política", Cavaco Silva assinala ainda "a marcante presença cívica" de Miguel Portas em diferentes momento da vida do seu país e a "empenhada atividade" que desenvolveu no âmbito do Parlamento Europeu.
"Ao tomar conhecimento da morte do eurodeputado Miguel Portas, envio à família enlutada as minhas sentidas condolências", é ainda referido na mensagem do Presidente da República.
O eurodeputado e fundador do BE, Miguel Portas, faleceu no Hospital ZNA Middelheim, em Antuérpia, vítima de doença prolongada.