O Comité Monetário e Financeiro do Fundo Monetário Internacional reúne-se este sábado em Washington, Estados Unidos, à margem do qual o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, manterá encontros com alguns homólogos, incluindo o norte-americano.
Corpo do artigo
Teixeira dos Santos chegou sexta-feira a Washington, e vai encontrar-se na capital norte-americana com o secretário do Tesouro norte-americano, Timothy Geithner, e também com ministros de outros países, disse à Lusa fonte diplomática.
Na mesma reunião na capital norte-americana estará presente o director do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Khan, cujo gabinete não confirmou à Lusa o encontro com o ministro português.
Os encontros surgem no final da primeira semana em que os técnicos do FMI, da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu chegaram a Portugal após o pedido do Governo para ajuda externa.
Em Washington estará também nos próximos dias o secretário de Estado do Tesouro e Finanças, Carlos Costa Pina, e o governador do Banco de Portugal.
A viagem foi mantida em segredo pelo gabinete do ministro das Finanças, que afirma que ambos não vão ter quaisquer contactos com a imprensa.
Esta será uma das duas reuniões anuais do Comité Monetário e Financeiro, organismo com 24 membros, que são sobretudo governadores dos bancos centrais e ministros dos 187 países-membros do FMI.
Actualmente, o organismo inclui representantes de países como o Brasil, China, França, Alemanha, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos.
O Comité discute os principais temas da economia global e dá orientação aos esforços do FMI, válidas para os próximos seis meses, até às reuniões de outono.
No final da reunião, o organismo divulga um comunicado que sumariza as suas posições.
Este sábado, também se reúne em Washington o comité de Desenvolvimento do Banco Mundial.