O Conselho de Ministros extraordinário deste domingo, para preparar o Orçamento do Estado para 2013, terminou às 22.20 horas, quase 13 horas depois de ter começado.
Corpo do artigo
Os ministros estiveram reunidos desde as 9.30 horas, com pausa para almoço, quando falta uma semana para o fim do prazo para a entrega do próximo orçamento no parlamento, não tendo havido conferência de imprensa ou qualquer comunicado sobre os trabalhos no final.
O conselho de ministros extraordinário deste domingo ocorreu ainda na véspera de uma reunião do Eurogrupo, no Luxemburgo, durante a qual os ministros das Finanças dos países da moeda única deverão aprovar formalmente o desembolso da próxima tranche da ajuda a Portugal, assim como a extensão, por um ano, do prazo para correção do défice.
A decisão formal do Eurogrupo surge na sequência da quinta revisão do programa de assistência a Portugal, que ficou marcada pela polémica em torno das alterações à Taxa Social Única (TSU) propostas pelo Governo durante as conversações com a 'troika', mas que acabariam por "cair", sendo substituídas por um aumento de impostos.
No dia 26 de setembro o Conselho de Ministros já teve uma primeira reunião extraordinária com o objetivo de debater a proposta orçamental, no final da qual também não houve nem conferência de imprensa nem comunicado.
A proposta de Orçamento do Estado deverá ser entregue na Assembleia da República até dia 15 de outubro.