
Cavaco Silva e Passos Coelha mantêm, esta terça-feira, os compromissos de agenda
João Girão / Global Imagens
Tal como para alguns serviços da administração pública, esta terça-feira de Carnaval será um dia normal de trabalho para Presidente da República, primeiro-ministro e deputados, com os trabalhos parlamentares a prolongarem-se por toda o dia.
Apesar de não terem agenda pública, tanto o chefe de Estado como o primeiro-ministro, que decidiu este ano não conceder a habitual tolerância de ponto no dia de Carnaval, irão estar no Palácio de Belém e em São Bento.
Fontes da Presidência da República e do gabinete do primeiro-ministro contactadas pela Lusa confirmaram que para Cavaco Silva e Pedro Passos Coelho será "um dia de trabalho normal".
Para os deputados, também será uma terça-feira tradicional, com os trabalhos em comissão a prolongarem-se ao longo de todo o dia, com oito reuniões agendadas: Assuntos Constitucionais, Negócios Estrangeiros, Economia e Obras Públicas, Agricultura e Mar, Segurança Social e Trabalho, Ambiente e Ética e a comissão parlamentar eventual que acompanha as medidas do programa de assistência financeira a Portugal.
A reunião mais 'mediática', ainda que decorra à porta fechada, será a da comissão parlamentar eventual que acompanha as medidas do programa de assistência financeira a Portugal, onde os deputados irão receber os líderes da missão da 'troika'.
Na comissão parlamentar de Agricultura e Mar será ouvida a ministra Assunção Cristas, a pedido do PCP, enquanto a comissão de Economia e Obras Públicas irá receber a requerimento do PSD o secretário de Estado Adjunto da Economia.
Por outro lado, os deputados da comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais irão sair do Palácio de São Bento, dedicando o dia a visitas ao Centro de Estudos Judiciários, enquanto para a comissão de Ética está agendada a audição do ex-diretor de Informação da RDP, Ricardo Alexandre Encarnação Sousa.
As bancadas do PSD e do CDS-PP terão também uma reunião conjunta com a ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, numa altura em que se discutem reformas no setor, como o novo mapa judiciário.
A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, também terá agenda, recebendo os chefes de missão da 'troika', antes da reunião da comissão parlamentar eventual.
A meio da manhã, o partido ecologista Os Verdes dará uma conferência de imprensa para apresentar um diploma que prevê a instituição do dia de Carnaval como feriado nacional.
A nível partidário, nenhum líder tem agendadas iniciativas públicas, embora alguns também sejam deputados, como os secretários-gerais socialista e comunista e o líder do Bloco de Esquerda.
