Os eleitores portugueses deverão escolher os seus novos representantes no Parlamento Europeu a 25 de maio de 2014, mas falta ainda a luz verde final dos Estados-membros à proposta aprovada, esta terça-feira, em Estrasburgo.
Corpo do artigo
O Parlamento Europeu (PE) aprovou a antecipação das datas da realização das próximas eleições europeias para entre 22 e 25 de maio de 2014, devendo ser o domingo (25) o dia do escrutínio em Portugal.
As eleições estavam inicialmente previstas para entre 5 e 8 de junho, mas o PE pediu a antecipação do escrutínio porque os eurodeputados terão que se preparar para a eleição do novo presidente da Comissão Europeia, em julho de 2014.
A antecipação das europeias foi aprovada com 601 votos a favor, 31 contra e 16 abstenções e terá ainda que ser ratificada pelo Conselho de Ministros da União Europeia.
Recorde-se que Portugal vai perder, no próximo escrutínio, um dos seus eurodeputados, passando a eleger 21, devido ao alargamento da União Europeia à Croácia, efetivo a partir do próximo dia 1 de julho.