O embaixador americano na OTAN, Ivo Daalder, esteve esta semana reunido em Lisboa com o ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, para discutir a próxima cimeira de Novembro e a reforma dos comandos militares.
Corpo do artigo
Fontes aliadas confirmaram à Agência Lusa a visita do embaixador norte-americano à capital portuguesa, que teve lugar menos de uma semana depois de Santos Silva ter ido a Bruxelas para um encontro - na última sexta feira - com o secretário geral da OTAN, Anders Fogh Rasmussen.
No encontro de Daalder com Santos Silva, para além da cimeira, terá estado em cima da mesa o futuro do Joint Force Command Lisbon, em Oeiras, na mesma semana em que o grupo de 'senior officials' que a OTAN constituiu para discutir a reforma da estrutura de comandos concluiu os seus trabalhos.
O grupo com o 'dossier' dos comandos, que reúne representantes dos países aliados e onde Portugal esteve representado pelo director geral de Política de Defesa, pelo director geral de Política Externa (Nuno Brito, do ministério dos Negócios Estrangeiros, entretanto saído para Washington) e por um major general do Estado Maior General das Forças Armadas (EMGFA), teve esta semana em Bruxelas a última de várias reuniões, que decorreram semanalmente desde o início do Verão.
Segundo as mesmas fontes, o grupo apresentou quatro modelos para a nova estrutura de comandos da OTAN e ainda não é certo que Oeiras não se enquadra numa destas escolhas.
Estas propostas vão ser discutidas pelos ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros da OTAN, que se reúnem a 14 de Outubro em Bruxelas, pela última vez antes da cimeira de Lisboa.