O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses decidiu hoje, segunda-feira, suspender três dos nove dias da greve prevista a partir de quarta-feira, após uma reunião com o Ministério da Saúde em que ficou agendado novo encontro negocial para a próxima semana.
Corpo do artigo
A sindicalista Guadalupe Simões disse que o Ministério da Saúde apresentou hoje, segunda-feira, uma proposta que irá ser analisada pelo Sindicato, "dando tempo para preparação de uma contra-proposta".
Até à nova reunião, agendada para a próxima segunda-feira de manhã, o Sindicato suspende a greve nos dias 9, 11 e 14 de Junho.
"Estes dias foram suspensos na perspectiva de apresentarmos uma contra-proposta e voltarmos a ter uma reunião negocial, tendo em conta que o Ministério da Saúde afirmava que hoje seria a última reunião", disse a dirigente sindical.
Relativamente às grelhas salariais da carreira de enfermagem, uma das questões em cima da mesa, Guadalupe Simões afirma haver "pouca disponibilidade do Ministério da Saúde para alguma evolução".
Existem, ainda, outras questões por resolver, como os acordos colectivos de trabalho ou a regulamentação da carreira de enfermagem e a avaliação de desempenho.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses mantém a convocação da greve para os dias 15, 16, 17 e 18 deste mês.