O Governo decidiu suspender o projecto de Alta Velocidade Lisboa - Madrid, mas este poderá ser reavaliado, segundo o programa do Executivo divulgado esta terça-feira.
Corpo do artigo
De acordo com o documento do Governo, "poderá sujeitar-se o projecto a uma reavaliação, incluindo o seu conteúdo e calendário, numa óptica de optimização de custos, à luz dos novos condicionalismos, e que deverá ter em conta o estatuto jurídico dos contratos já firmados".
O programa refere que "uma eventual renegociação só poderá proceder de uma avaliação deste tipo".
No sector dos transportes, o Executivo pretende também elaborar "um Plano Estratégico que assegure uma visão integral e coerente das medidas necessárias para o desenvolvimento e a modernização dos diferentes modos de transporte, garantindo a sua efectiva articulação e concorrência".
O Governo de Passos Coelho compromete-se ainda a "proceder à revisão, modernização e simplificação do quadro regulador do sector e do seu modelo de governação e regulação".
Ainda segundo o documento, o Governo vai redefinir e estabelecer as prioridades de investimento para o sector dos transportes, "tendo em conta o quadro de restrição financeira e orçamental do país".