
Ferro Rodrigues foi eleito, esta sexta-feira, presidente do Grupo Parlamentar do PS com 69% dos votos favoráveis, percentagem idêntica àquela que registou no ano passado o seu antecessor no cargo, Alberto Martins.
De acordo com os números oficiais da eleição, votaram 65 dos 74 deputados, com a lista proposta por Ferro Rodrigues a obter 45 votos a favor (69%), 11 contra (17%), seis brancos (nove por cento) e três nulos (cinco por cento).
Não votaram nove deputados (um deles o secretário-geral demissionário, António José Seguro), dos quais sete por se encontrarem em missão externa parlamentar.
A direção do Grupo Parlamentar do PS, liderada por Ferro Rodrigues, integra como novidades os nomes de Inês Medeiros, Isabel Santos, João Paulo Correia, Jorge Fão, Vieira da Silva e Luís Pita Ameixa.
Continuam nos cargos de vice-presidentes da bancada socialista Ana Catarina Mendes, Hortense Martins, Marcos Perestrello, Mota Andrade, Pedro Nuno Santos e Sónia Fertuzinhos.
Além do ex-presidente do Grupo Parlamentar do PS Alberto Martins, abandonam agora a direção da bancada José Junqueiro, António Braga, Fernando Jesus, António Gameiro, Pedro Marques e Odete João.
No ano passado, a lista liderada por Alberto Martins para a direção do Grupo Parlamentar do PS teve 69 por cento de votos favoráveis, tendo votado nas eleições 67 dos 74 deputados socialistas.
Em outubro de 2013, a lista liderada por Alberto Martins obteve 46 votos a favor, 15 contra (cerca de 22%), cinco brancos e um nulo.
Há três anos, na primeira eleição para a direção da bancada da presente legislatura, Carlos Zorrinho foi eleito presidente do Grupo Parlamentar do PS com 62% dos votos favoráveis.
Em setembro de 2011, votaram 72 deputados socialistas (apenas dois faltaram), tendo a lista liderada por Carlos Zorrinho obtido 43 votos a favor, 26 contra, dois brancos e um nulo.
