A Comissão Nacional do PS elegeu este domingo o Secretariado do partido, órgão para onde entram Francisco Assis e Helena André, deixando de integrar António Costa, Vieira da Silva, Luís Amado e Ana Paula Vitorino.
Corpo do artigo
Mantêm-se no órgão de direcção restrita José Sócrates, Pedro Silva Pereira, Edite Estrela, José Lello, Augusto Santos Silva e Idália Serrão.
O Secretariado foi eleito numa reunião da Comissão Nacional, que decorreu este domingo num hotel de Lisboa, e a sua composição foi divulgada aos jornalistas no final do encontro.
Entram no Secretariado o líder parlamentar e cabeça de lista pelo Porto, Francisco Assis, a ministra do Trabalho, Helena André, o secretário de Estado e cabeça de lista por Viana do Castelo, Fernando Medina, o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, João Tiago Silveira, e o secretario de Estado da Segurança Social, Pedro Marques.
O chefe de gabinete do secretário-geral, José Sócrates, André Figueiredo, que na anterior composição do Secretariado era adjunto, integra-o agora como secretário nacional e será responsável pela organização.
O antigo adjunto Miranda Calha sai do Secretariado, entram Joaquim Raposo e Isabel Santos, e permanecem Vitalino Canas e Fernando Serrasqueiro.
O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, deixa de integrar o Secretariado, por ter atingido o limite de mandatos, conforme referiu na sua intervenção no Congresso Nacional do PS, no último fim de semana, em Matosinhos.
Deixam igualmente de integrar o Secretariado o ministro da Economia, Vieira da Silva, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, assim como Ana Paula Vitorino e Carlos Lage.