O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, vai ser ouvido no parlamento, na próxima semana, a propósito do encerramento da sétima avaliação da troika ao Programa de Assistência Económica e Financeira.
Corpo do artigo
O deputado socialista, que preside à Comissão Eventual para Acompanhamento das Medidas do Programa de Assistência Financeira a Portugal, afirmou que a reunião está marcada para o dia 29 deste mês e que o objetivo é detalhar os resultados da sétima avaliação da troika.
A última vez que Vítor Gaspar esteve no parlamento foi a 30 de abril, quando o sétimo exame regular ao programa de assistência financeira a Portugal ainda não estava concluído e no dia em que o Governo apresentou o Documento de Estratégia Orçamental (DEO) à Assembleia da República.
Na altura, o ministro das Finanças adiantou que as medidas de consolidação orçamental que o executivo pretende adotar ascendem a 4700 milhões de euros entre 2014 e 2016.
"No cenário atual, a trajetória do saldo orçamental exige a execução de medidas que ascendem a 2,8 mil milhões de euros em 2014, 700 milhões em 2015 e 1200 milhões em 2016", afirmou o governante, na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública.
Os valores correspondem a 1,7% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2014, a 0,4% do produto em 2015 e a 0,7% do PIB em 2016, de acordo com informação que o ministro das Finanças apresentou.
O governante disse ainda que, "dado que a possibilidade do aumento de impostos parece excluída, a restrição financeira determina o debate", reiterando o que tem vindo a dizer: "O Estado ao serviço dos portugueses só poderá ter a dimensão que os cidadãos estejam dispostos a pagar por ele."