O governador civil do Porto, Agostinho Gonçalves, vai coordenar um projecto-piloto para apoiar a instalação nos táxis da região de novos tipos de vidros separadores, que apenas isolam o condutor, anunciou o ministro da Administração Interna.
Corpo do artigo
Rui Pereira fez esta revelação numa sessão solene no âmbito das comemorações do IX Dia do Táxi, que decorrem hoje e domingo em Gaia.
"Estamos dispostos a apoiar um projecto-piloto nesse sentido", disse Rui Pereira, respondendo assim a um apelo que lhe tinha sido feito momentos antes.
O presidente da Associação Nacional dos Transportadores em Automóveis Ligeiros (ANTRAL), Florêncio de Almeida, pediu apoio governamental para a instalação deste tipo de separadores, já aprovados em Espanha e em processo de homologação em Portugal.
Florêncio de Almeida realçou a comodidade e eficácia do separador que, por apenas isolar o condutor, "não cria restrições na lotação do táxi".
Por sua vez, o vice-presidente da Câmara de Gaia, Marco António Costa, manifestou a disponibilidade da sua autarquia para colaborar num projecto-piloto desse tipo.
O ministro não especificou detalhes do projecto-piloto, nem sequer quando será implementado, adiantando apenas que será coordenado pelo governador civil do Porto, que, tal como Rui Pereira, esteve a ver o separador em causa numa mostra de material para táxis patente no mesmo recinto onde decorrem as comemorações do Dia do Táxi.
No seu discurso, Rui Pereira referiu-se a outros programas para melhorar a segurança dos taxistas, incluindo o "Táxi Seguro", a que, segundo avançou, aderiram mais de 1.300 profissionais, ou seja, 10 por cento dos taxistas portugueses.