O Governo vai fazer "todos os esforços" para "atenuar" as medidas de austeridade anunciadas esta semana para o Orçamento do Estado de 2013, disse, esta quarta-feira, na Assembleia da República o ministro das Finanças.
Corpo do artigo
"Faremos todos os esforços para diminuir a despesa das administrações públicas", disse Vítor Gaspar, em resposta a uma pergunta do líder parlamentar do CDS, Nuno Magalhães.
O deputado centrista perguntara sobre a hipótese de fazer poupanças na despesa para compensar o efeito dos aumentos de impostos que Gaspar anunciou na terça-feira.
"Essas medidas podem ser aprofundadas no orçamento para 2013", respondeu o ministro, durante uma sessão da comissão permanente da Assembleia. "Dessa maneira procuraremos atenuar o conjunto de medidas de agravamento fiscal ou redução das despesas sociais que estão neste momento previstas. Esse esforço é da maior importância."
Gaspar não especificou, contudo, que medidas poderiam ser tomadas para reduzir a despesa, nem de que forma poderiam atenuar-se os aumentos de impostos.