O prestigiado Instituto Fraunhofer inaugura no próximo Verão as suas instalações no Porto e imprime um novo fôlego à parceria iniciada em Maio passado com a Universidade do Porto.
Alfred Grossner explicou ontem, durante a visita de Cavaco Silva a Munique, que "o Porto oferece uma localização perfeita", na medida que o centro estará situado perto de uma "excelente universidade" e na região existem "empresas spin-off inovadoras, engenheiros qualificados e uma população com a mente aberta em relação às tecnologias da informação".
O Instituto Fraunhofer especializou-se na execução de produtos tecnológicos posteriormente vendidos às empresas para o seu de-senvolvimento comercial. Entre os projectos de maior sucesso, destaca-se "the electronic guardin angel", um sistema de assistência médica à distância que permite a recuperação dos doentes em casas e alerta os médicos, caso se registem anomalias. Os doentes cardíacos poderão usar este sistema 24 horas por dias.
O directo financeiro acrescentou que o Instituto Fraunhofer não pretende "reinventar a roda", mas criar novos produtos que integrem soluções já existentes e que permitam o acesso generalizado das populações às novas tecnologias. Caso dos idosos, pessoas com limitações físicas ou de baixa qualificação. Esta "democratização" pode levar à produção de novos telemóveis de utilização intuitiva que permitam uma utilização básica, mas eficaz, a nível de gestão da informação e até da produção de conteúdos - por exemplo, tirar fotografias e colocá-las na Internet de forma simplificada. A partir de 2012, espera-se que estejam a trabalhar 100 investigadores no Porto.
