O presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, disse, esta quarta-feira, que os madeirenses vão vencer Lisboa e os representantes da direita que apelida de "Madeira velha" em contraponto ao seu consulado de 34 anos de poder.
Corpo do artigo
"Este povo inteligente (Madeira) está a ver todos os jogos que neste momento estão a fazer e nós vamos vencer - vamos vencer Lisboa e vencer a Madeira velha, vamos continuar a tradição do povo madeirense", declarou na inauguração do reservatório do sistema adutor de água de rega da Levada da Alegria.
"Mesmo no meio das dificuldades, eu estou sempre otimista e bem disposto e vou me divertindo com aqueles que dizem mal e que andam a tentar tornar a enterrar a nossa terra", referiu.
O presidente do Governo Regional da Madeira inaugurou, esta quarta-feira, o reservatório do sistema adutor de água de rega da Levada da Alegria, localizado na freguesia de São Roque, no concelho do Funchal.
Esta intervenção, da responsabilidade da Associação "Levada da Serra da Alegria" - São Roque, com o apoio da Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, vem melhorar o sistema de rega da Alegria, o qual serve os sítios da Alegria, Cova, Galeão e Lombo Jamboeiro, e abrange uma área de regadio de, aproximadamente, 110 hectares, servindo mais de 300 regantes.
O sistema de rega da Alegria é aduzido de nascentes localizadas nas zonas altas das serras de São Roque e captadas entre as cotas de 1.100 e 1.500 metros de altitude.
De acordo com o Governo Regional, a construção do reservatório irá permitir equilibrar e facilitar o sistema de distribuição, minimizando o desperdício e a falta de água durante o verão. Assim, toda a água captada é aduzida até ao reservatório e, a partir deste, é feita a distribuição aos quatro lombos. O controlo de distribuição é feito a partir de uma câmara de manobras localizada junto do reservatório.
Tratou-se de um investimento da Associação "Levada da Serra da Alegria" - São Roque que ascendeu a 500 mil euros, o qual contou com apoios do Governo Regional e da União Europeia, através do PRODERAM.