Lisboa: Primeiro dia de alterações de trânsito com "grande normalidade" - António Costa
Corpo do artigo
Lisboa, 16 Fev (Lusa) - O presidente da Câmara de Lisboa afirmou que o trânsito fluiu hoje na cidade "com grande normalidade" apesar de congestionamentos na Baixa devido ao corte para obras da Avenida Ribeira das Naus.
Em conferência de imprensa ao fim do primeiro dia da alteração de trânsito em torno da Baixa, António Costa (PS) afirmou que "genericamente foi uma situação de grande normalidade em toda a cidade, fora da zona de intervenção".
Citando dados recolhidos por vários serviços municipais, Polícia Municipal e operadores de transporte público, António Costa (PS) destacou que a avenida 24 de Julho teve uma "redução muito significativa" do trânsito a partir da avenida Infante Santo em direcção a Santos, com "menos 38 por cento" de carros da parte da manhã, em comparação com a segunda-feira passada.
Em contrapartida, o trânsito na Avenida de Ceuta aumentou "dez por cento" no mesmo período, um sinal que António Costa considerou positivo, uma vez que traduz "uma diminuição da utilização do eixo ribeirinho" em favor da avenida de Ceuta, com uma "boa distribuição de trânsito para o Eixo Norte-Sul e a Segunda Circular".
A Avenida de Berna no sentido da Avenida da República, a entrada da avenida Almirante Gago Coutinho e a entrada da Avenida Estados Unidos da América registaram aumentos de trânsito entre os três e os cinco por cento.
Por outro lado, os dados do Metropolitano de Lisboa indicaram um aumento de 3,5 por cento na utilização do metro em relação às segundas-feiras do mês anterior, especialmente nas estações de Sete Rios (mais 10,2 por cento de passageiros), Praça de Espanha (mais 9,3 por cento), Santa Apolónia (mais 8,9 por cento) e Cais do Sodré (mais 7,6 por cento).
Segundo António Costa, a Carris só terá dados disponíveis na próxima quarta-feira, mas "empiricamente", verificou que os autocarros circularam com maior velocidade no corredor BUS da avenida da Liberdade do Marquês de Pombal até ao Terreiro do Paço.
O autarca notou que ao fim da tarde houve um congestionamento da Barata Salgueiro, que explicou por os automobilistas não se terem apercebido da alteração de trânsito que permite agora descer a Alexandre Herculano quer para virar para o Marquês quer para seguir em direcção à Conde Redondo e subir.
António Costa assinalou ainda que no fim da 24 de Julho, a chegar ao Cais do Sodré, uma das faixas foi transformada em estacionamento mas alguns condutores não se aperceberam, o que obrigou depois a "manobras perigosas" para corrigir o percurso.
Ainda junto ao rio, houve também congestionamento da rua Cais de Santarém, embora a Infante Santo tenha estado "desimpedida", pelo que Costa aconselhou os automobilistas a usarem os caminhos alternativos sugeridos.
O presidente da Câmara afirmou esperar que na terça-feira, os automobilistas não se "entusiasmem e queiram fazer aquilo que hoje não puderam fazer".
"Hoje, as pessoas evitaram as zonas de estrangulamento. A circulação na Baixa estará sempre congestionada, mas agora quem a quiser usar como atalho de atravessamento da cidade não pode. Quem quiser vir à Baixa pode continuar a vir", disse.
A Avenida da Ribeira das Naus encerrou hoje ao trânsito durante quatro meses, entre o Campo das Cebolas e o Largo do Corpo Santo, no Cais do Sodré, devido às obras públicas que decorrem naquela zona.
O corte de trânsito deve-se às obras de obras de consolidação do torreão Poente do Terreiro do Paço, obras de drenagem e saneamento, construção de um colector de águas pluviais e substituição de uma conduta de abastecimento de água.
APN.
Lusa/Fim.