As listas de candidatos a deputados do PSD às legislativas de 27 de Setembro foram aprovadas pelo Conselho Nacional com 59 votos a favor, 37 contra e cinco abstenções.
Corpo do artigo
Estes resultados significam que as listas foram aprovadas por cerca de 58 por cento dos conselheiros nacionais, quando em 2005 a aprovação tinha sido da ordem dos 67 por cento.
Apenas sete dos 22 cabeças-de-lista sociais-democratas mantiveram o lugar nas listas: José Pedro Aguiar Branco pelo Porto, José Luís Arnaut por Viseu, José Eduardo Martins por Viana do Castelo, Fernando Negrão por Setúbal, Alberto João Jardim pela Madeira, Mota Amaral pelos Açores, Carlos Gonçalves pelo círculo da Europa, José Cesário por Fora da Europa.
Entre as novidades estão os ex-ministros dos Governos de Cavaco Silva como o antigo responsável pelos Negócios Estrangeiros João de Deus Pinheiro e da Educação Couto dos Santos, que foram chamados por Manuela Ferreira Leite para liderar respectivamente os círculos de Braga e de Aveiro.
O ex-líder parlamentar do PSD José Pacheco Pereira, deputado à Assembleia da República entre 1987 e 1999, lidera o círculo de Santarém, lugar anteriormente ocupado pelo deputado Miguel Relvas, um apoiante de Pedro Passos Coelho.
O ex-líder do PSD Açores e ex-ministro Carlos Costa Neves, que liderou em 2005 o círculo de Portalegre, encabeça agora o círculo de Castelo Branco, defrontando o secretário-geral do PS José Sócrates, que se recandidata ao cargo de primeiro-ministro.
A líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, encabeça a lista por Lisboa, José Ferreira Gomes por Bragança, João Paulo Ramoa por Beja, Paulo Mota Pinto por Coimbra, Luís Capoulas por Évora, Jorge Bacelar Gouveia por Faro, António Carlos Peixoto pelo círculo da Guarda, Maria Teresa Morais por Leiria, e Cristóvão Ventura Crespo por Portalegre.
Para encabeçar o círculo de Vila Real, lugar pretendido por Pedro Passos Coelho, foi escolhido o deputado Montalvão Machado.
Entre outros, saem nomes como Zita Seabra, que liderou a lista de Coimbra em 2005, Miguel Relvas, que concorreu por Santarém, Marques Mendes, que liderou a lista de Aveiro e Duarte Lima, que concorreu por Bragança.