O cabeça de lista do partido Livre regozijou-se, esta quarta-feira, com o anúncio de que a RTP Informação vai transmitir o debate entre os candidatos à presidência da Comissão Europeia, que classificou como uma "vitória para a democracia".
Corpo do artigo
"Finalmente temos aqui uma vitória que é uma vitória para os portugueses e para a democracia, saber que vai haver a transmissão de algo que é muito importante para o nosso futuro", disse à agência Lusa o cabeça de lista do Livre às eleições europeias.
Fonte oficial da RTP confirmou à Lusa que o debate entre os cinco candidatos vai ser transmitido em direto na RTP Informação, na quinta-feira. entre as 20.00 horas e as 21.30 horas.
Na segunda-feira, o Livre divulgou uma carta aberta à RTP, na qual referia que "o debate do próximo dia 15 é gravado e cedido gratuitamente pela União Europeia de Radiodifusão, de que a RTP faz parte, e tem interpretação para a língua portuguesa", pelo que "proceder à sua difusão em canal aberto é uma exigência de cidadania portuguesa e europeia".
Rui Tavares adiantou ser "muito importante que este debate seja seguido pelo maior número de pessoas", uma vez que o próximo presidente da Comissão Europeia vai ser "o único interlocutor" na sequência da saída da 'troika' (Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional), pelo que seria preferível em antena aberta, mas não deixou de frisar estar contente pela transmissão na RTP Informação.
O debate entre os candidatos à presidência da Comissão Europeia vai realizar-se pela primeira vez, com a duração de 90 minutos e transmissão a cargo da União Europeia de Radiodifusão, reunindo os cinco concorrentes: pelos Verdes a alemã Ska Keller, pelo Partido da Esquerda Europeia o grego Alexis Tsipras, pela Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa o belga Guy Verhofstadt, pelo Partido Popular Europeu o luxemburguês Jean-Claude Juncker e pela Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu o alemão Martin Schulz.