O secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, disse, em Torres Vedras, que o acesso dos pensionistas a genéricos gratuitos só será eficaz se tiver a colaboração dos médicos e dos próprios doentes.
Corpo do artigo
"É necessário que os médicos estejam sensibilizados para este problema e que sejam mais pró-activos na prescrição de medicamentos genéricos", alertou o secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, em declarações aos jornalistas.
O governante acredita que os médicos vão aderir à medida anunciada pelo Governo, porque "nos últimos quatro anos o mercado de genéricos quase quadruplicou" em Portugal.
Manuel Pizarro disse ainda que, para que haja uma efectiva adesão ao acesso gratuito de genéricos por portugueses com pensões inferiores ao salário mínimo nacional, "é necessário que os doentes sejam pró-activos a reclamar junto dos profissionais de saúde a possibilidade de lhes serem prescritos genéricos".
Manuel Pizarro falava à margem da abertura do 1º Congresso de Doenças Auto-Imunes, que decorre entre hoje e sábado em Torres Vedras, sendo organizado pelo Núcleo de Estudos de Doenças Auto-Imunes da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.